quarta-feira, 24 de março de 2010

Irmã Bernadete, OP - 100 anos


Texto lido na missa em ação de graça pelos 100 anos de Irmã Bernadete, OP.

"Nós membros das duas famílias de Irmã Bernadete, e seus amigos, estamos reunidos para celebrar e agradecer a Deus o dom da vida e sua rica trajetória que, iniciada, ali, em Luziânia-GO, fincou finalmente raízes aqui em Brasília, no recanto de nossa chácara São Domingo
s, onde floresce e nos faz florescer com sua presença marcante, depois de tantas idas e vindas, chegadas e partidas:
Começou muito cedo sua convivência com a família dominicana: os dominicanos missionários, por ocasião das “desobrigas”, hospedavam-se na casa do seu pai, em Luziânia-GO, então Santa Luzia. Talvez por isso, ainda pequena, vai estudar com as dominicanas em Formosa-GO, no Colégio São José. Com saudades de sua casa, volta para Luziânia-GO e, depois de concluir o primário, segue novamente para formosa, de onde sai normalista. Certamente, nesse período descobriu alguma afinidade com o carisma da Ordem dos Pregadores (Ordem Dominicana) e co
m a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.
De volta a Luziânia-GO, encontrou Frei Vicente Moreira, goiano de Rio Verde
e grande pregador dominicano, e Mère Alexandra, a Madre Geral das Dominicanas de Monteils, que tiveram sobre ela importante influencia. A convite de Mère Alexandra parte para a França, ainda sem decidir pela vida religiosa, onde permaneceu por quatro anos. Nesse período, com o apoio de que precisava para discernir sobre a sua vocação, ingressa na vida religiosa e lá completa o seu noviciado.
De volta ao Brasil, e era o ano de 1936, vive e trabalha em Uberaba-MG, Araxá-MG, Goiás – então capital do Estado de Goiás, Porto Nacional – hoje Tocantins, novamente Uberaba-MG, São Paulo-SP, Brasília-DF, Goiânia-GO, outra vez em Brasília-DF, novamente em Goiânia-GO e agora em Brasília-DF.
Em todo esse tempo e e
m cada lugar, seja como professora e Diretora de Colégios, Priora, Mestra de Noviças e de Jovens Professas, Superiora Regional ou Auxiliar de Tesouraria, nossa querida Bernadete sempre exerceu uma liderança carismática. Por sua atuação dedicada, simplicidade e presença, firmeza e doçura, angariou admiração, respeito e amizade entre tantos que com ela tiveram a oportunidade de conviver. Contribuiu com avanços na visão da própria Congregação na construção das mudanças que pouco a pouco foram incorporadas institucionalmente em todo esse período, e podem ser traduzidas pela processual construção das suas estruturas democráticas que, ainda em evolução das suas estruturas democráticas que, ainda em evolução, permanecem até os nossos dias.
Querida Bernadete, irmã, amiga,
Sua vida é uma prova de
que Deus acredita em nós e de que são os acontecimentos que fazem nosso destino, marcam nosso caminho e semeiam as flores do amor e da amizade que encantam nossas vidas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário