quinta-feira, 11 de março de 2010

Manifesto: Eu defendo a paz e a justiça


"Eu defendo a democracia e a autonomia. Eu não creio que os EUA ou qualquer outro país devam ignorar a vontade popular e violar e enfraquecer a lei internacional buscando abusar e comprar votos no Conselho de Segurança.

Eu defendo o internacionalismo. Eu me oponho a qualquer nação espalhar uma rede crescente de bases militares pelo mundo e produzir um arsenal sem paralelo no mundo.

Eu defendo a igualdade. Eu não creio que os EUA ou qualquer outro país devam construir um império. Eu não creio que os EUA devam controlar o petróleo do Oriente Médio em nome das empresas americanas e com o objetivo de controlar politicamente outros países.

Eu defendo a liberdade. Eu me oponho a regimes brutais no Iraque e em outros lugares, mas também me oponho à nova doutrina de "guerra preventiva" que garante um conflito permanente e muito perigoso e que é o motivo pelo qual os EUA são agora considerados a maior ameaça à paz em boa parte do mundo. Eu defendo uma política externa democrática que apoie a oposição popular ao imperialismo, à ditadura e ao fundamentalismo político em todas as suas formas.

Eu defendo a solidariedade. Eu defendo e junto-me aos pobres e aos excluídos. Apesar da desinformação em massa, milhões de pessoas se opõem a uma guerra injusta, ilegal e imoral e quero somar minha voz a delas. Eu defendo isto junto a líderes morais em todo o mundo, aos trabalhadores de todo o mundo e à enorme maioria dos povos de países em todo o mundo.

Eu defendo a diversidade. Eu defendo um fim ao racismo direcionado aos imigrantes e às pessoas de cor. Eu defendo um fim à repressão interna e no exterior.

Eu defendo a paz. Eu me oponho a esta guerra e às condições, mentalidades e instituições que disseminam e alimentam a guerra e a injustiça.

Eu defendo a sustentabilidade. Eu me oponho à destruição de florestas, do solo, da água, dos recursos ambientais e da biodiversidade da qual toda vida depende.

Eu defendo a justiça. Eu me oponho às instituições culturais, políticas e econômicas que promovem uma mentalidade de competição mesquinha, enormes desigualdades econômicas e de poder, dominação das empresas ao ponto do trabalho escravo e o racismo e hierarquias sexuais e de gênero.

Eu defendo uma política que redireciona o dinheiro utilizado na guerra e nos gastos militares para proporcionar serviços de saúde, educação, moradia e empregos.

Eu defendo um mundo cujas instituições políticas, econômicas e sociais fomentem a solidariedade, promovam a igualdade, maximizem a participação, celebrem a diversidade e encorajem a democracia plena.

Eu defendo a paz e a justiça e, mais, eu me comprometo a trabalhar pela paz e pela justiça.”"

Nenhum comentário:

Postar um comentário